ONG Caminho das Águas
Água é Vida, não é produto ou mercadoria
O Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas nasceu no ano de 2005 em Itu, interior do Estado de São Paulo, Brasil.
Somos uma ONG de verdade, preservando características positivas dos movimentos ambientalistas que nos antecederam e com os quais aprendemos muito, da teoria à prática!
Viva graças ao cuidado e à atuação não remunerada de pessoas comuns, criamos e desenvolvemos produtos e serviços alternativos, sempre nos inspirando em princípios do design permacultural para o amplo cuidado com as águas, com as pessoas e compartilhando a abundância – quando necessário a carestia também.
Podemos trabalhar com sistemas de comunicação e informação com software livre. Descobrimos a prática da PermaTecnoYoga. Podemos fortalecer processos de Aprendizagem, ou a tradicional Educação formal ou não-informal se preferir e também nos interessamos muito por gerenciamento de recursos naturais para a sustentabilidade. Água, água, água sempre!
Acreditamos que será possível incorporar nossos objetivos e a prática da sustentabilidade às vivências cotidianas no momento em que as pessoas que pensam este processo conseguirem estabelecer canais de comunicação mais amplos, ágeis e interativos com as pessoas que não pensam nestes processos.
Acreditamos também que na aceitação da sociobiodiversidade o acesso à experiências da inteligência coletiva e tecnologias livres nos tornará capazes de ampliar o conhecimento humano, revigorando assim todas as nossas interfaces com Gaia.
Para conectar as pessoas não basta entrar em contato, é preciso ser relação e criar culturas permanentes que incorporem princípios naturais como cooperação e auto-regulação.
Além da atuação na Bacia Hidrográfica SMT a ONG Caminho das Águas é uma ONG que entrelaça foros institucionalizados ou não em sua carteira de parceiros: como a REPEA, REBEA, REJUMA, GYAN, Green Map System, NEPA, REBAL, Rede Paulista de Agendas 21 Locais, Pastorais Ecumênicas, Conselhos Gestores de Unidade de Conservação e empreende fortemente o desenvolvimento das capacidades adaptativas humanas em organizações, exemplo das atividades na Porto Rural, na Baia Hacker Space e do coletivo Mitotes Ar Vivo.